Joe apresentou no Sundance seu projeto do hitRECord.org, no dia 21. Ele ainda estará lá hoje e nos dias 27 e 29, nesse último dia será apresentado um curta produzido pelo hitrecord. Joe falou sobre sua idéia, basicamente, uma enorme colaboração artística feita através de seu site, contribuindo com os usuários e ajustes uns dos outros, fotos, músicas e filmes.

Abaixo você pode ler a entrevista que ele deu para o site Movieline:

Primeiro de tudo, é pronunciado como “hit ree-cord”, e não “hit Reck-ord”, certo?
É, na verdade são ambos. [Risos] Eu costumo dizer “hit ree-cord”, mas tudo o que chamamos de “records”, quer se trate de vídeo, uma foto, um pedaço de escrita. Agora, no novo meio de comunicação, tudo é só uns e zeros. A distinção entre os diferentes tipos de mídia é cada vez menos importante. A foto é gravada a luz. Uma música é gravada de som. A novela é gravada de palavras. Eles todos todos gravados.

Você estava falando do hitrecord no Festival de Sundance no ano passado. O que mudou desde então?
Mudou muito, realmente. No ano passado, era algo que eu estava realmente fazendo apenas informalmente, para o divertimento. Em 2010, nós realmente começamos uma empresa de produção profissional. Aqui no Festival de Sundance, estamos produzindo todos os tipos de mídia, e nós estamos indo levando tela os resultados da nossa colaboração na porta ao lado, no micro-cinema. Neste momento, ninguém pode entrar e colaborar conosco sobre estes projetos. Eu decidi que, porque nós queremos fazer mais e mais projetos ambiciosos – como essa sala, por exemplo – eu decidi que devemos transformá-la em uma empresa com fins lucrativos.

E quais progressos vocês tiveram aqui?
Nós estamos indo realmente para ganhar dinheiro fazendo isso porque temos patrocinio pelo G-Technology, que faz os discos rígidos da Hitachi. Eles tem sido o suficiente para nos patrocinar e ser um encentivo para este esforço artístico. As pessoas que entraram no site e colaboram conosco sobre estes projetos podem fazer dinheiro – há 10.000 dólares para ganhar. Uma vez que esteja tudo na tela, nós vamos analisar e ver quem fez o quê e quem merece o que nos US $ 10.000. Esse é o nosso modelo de negócios básico de como nós estamos indo para ser uma empresa de produção de lucro.

Eu vejo algumas influências sobre hitrecord… há definitivamente uma vibe do Tumblr a ele, por exemplo. O que ele tem em comum com outros sites, e de que forma é necessário que a linguagem da internet aplicá-lo de forma diferente?
Essa é uma pergunta muito boa. Eu realmente não considero o hitrecord como uma empresa de web. Tumblr é um site muito bom e eu uso o tempo todo para me conectar com amigos, para mostrar às pessoas coisas que eu gosto na internet, mas hitrecord, o site, não é realmente sobre o site. É sobre a arte que estamos fazendo. Nós utilizamos o nosso site para entrar e colaborar entre si, enquanto que no Facebook ou no Tumblr ou Twitter, essas são mais facilidades. Esta é uma empresa de produção, é a minha companhia de produção, e é uma ferramenta que eu estou usando para fazer a arte que eu quero fazer. Quero abrir minhas oportunidades de colaboração para que eu possa trabalhar com todos que queiram trabalhar comigo.




Comments are closed.